Evandro C Camacho - Zelvis

Evandro C Camacho - Zelvis

sábado, 5 de novembro de 2016

REVIEW: OCULAR ASPHERIC 23MM

Essa é uma Ocular Aspheric, uma Grande Angular com AFOV de 62°.

     A marca é uma incógnita, vi alguns anúncios e artigos dizendo se tratar de um produto da Celestron, porém, não vi nenhuma referência a essa ocular no site da marca e também não tem nenhuma referência a marca na ocular ou em sua embalagem, contudo, o site da VITE, um fabricante de acessórios para telescópios, faz o anúncio desta ocular como sendo de responsabilidade deles e há também vários anúncios desta ocular apontando diferentes fabricantes, todos de origem chinesa, sendo assim, na dúvida, melhor tirarmos o fabricante desta história.

     A primeira impressão que tive da ocular é que se trata de um artigo de baixa qualidade, isso por conta da leveza da ocular, algo que compreendi rapidamente o por quê.

     O barril, padrão 1,25', é feito em alumínio com bom acabamento. O interior é enegrecido, o que diminui a reflexibilidade da luz que entra na ocular e tem a rosca interna para filtros.

     A carcaça é de polímero, um plástico preto e bem resistente, porém, sem detalhes e com uma levíssima deformação por conta dos elementos internos. No alto existe esse anel dourado, trata-se de um ornamento que nele está descrito algumas informações sobre a ocular, Distância Focal, AFOV e o Tipo de Lente, mas, nada de fabricante.

     Uma borracha rígida fica em torno da lente de saída da ocular, ela serve para que o rosto não toque na lente.

     O acabamento não é tão ruim, mas não impressiona, o que é normal, pois trata-se de uma ocular de baixo custo, não tem como exigir um acabamento premium.

     O Campo de Visão Aparente de 62° é algo que tende a garantir conforto nas observações.


     O Alivio de Olho é de 22mm, ótimo para quem usa óculos.

     O conjunto óptico é formado por 3 lentes, ou seja, trata-se de um Tripleto, as lentes são duas monoconvexas opostas feitas de vidro e uma lente esférica de plástico. A esférica é a lente que fica na saída da ocular, por tanto, cuidado com riscos. O anel retentor das lentes é outra peça plástica.


     Eu experimentei um exemplar de 23mm, mas, você encontra essa ocular com distância focal de 4mm e 10mm também.

IMPRESSÕES DE USO

     Eu pude fazer a primeira observação com essa ocular de 23mm, o exemplar que tenho aqui. A minha avaliação é que se trata de um excelente custo benefício. Observei o Cinturão de Órion (Três Marias no popular) e esse se apresentou com ótimo contraste e brilho no Refrator 70mm f/13. De fato a ocular é muitíssimo confortável, porém, ela desfoca um pouco na circunferência do campo de visão, mas, muito pouco, tanto que apenas mencionei, porém, não é algo que se deve preocupar.


     Se eu recomendo? Sim, isso caso você não seja um observador extremamente exigente.   

     

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Comprei o kit dessas oculares e minha impressão é de que somente a de 23 mm é boa. A de 10mm não tem bom foco e a de 4mm tem imagem muito apagada, além de ambas apresentarem bastante aberração cromática.

    ResponderExcluir
  4. Usei hoje a minha 23mm dessa da celestron e fiquei muito satisfeito com a nitidez e contraste.Recomendo

    ResponderExcluir
  5. A ocular tem imagem muito nítida,com poucos reflexos. Deixa o fundo um pouco cinza más nada muito grave para observação de lua e planetas.

    ResponderExcluir