Evandro C Camacho - Zelvis

Evandro C Camacho - Zelvis

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

OCULAR TBM PLANETARY TYPE II – 6MM


Uma ocular que dispensa apresentações, mas, vamos ao que aprendi após adquirir uma.

Essa ocular é um acessório de imensa qualidade. O campo de visão é algo muito confortável. A qualidade das observações é seguramente uma das melhores entre os 6mm.

Uma ocular composta de 6 elementos opticos que, comparada as Plossl de 4 elementos, faz com que as Plossl virem equipamento de brinquedo (Sem desmerecer esse tipo de ocular, pois, essa tem suas qualidades).

Fazendo uso de uma Luneta Sky-Watcher 90/910 eu pude observar DSO (Deep Sky Objects – Objetos do Céu Profundo), pois, os recomendados para esse acessórios que são Planetas e a Lua, nessa noite, só as 5h da manhã e como a noite fechou antes disso eu não pude conformar sua eficiência para tal. A qualidade das observações me espantou, uma experiência sensacional. As estrelas se apresentaram com ótimo contraste, claro que o céu ajudou muito para isso. Alguns aglomerados abertos foram muito melhor observados com a ocular WA-25mm original do Sky-Watcher, porém, a experiência com a TBM 6mm foi muito boa. Em um certo período de 20 minutos de observação acompanhei 4 objetos que supostamente se tratavam de satélites artificiais ou lixos espaciais, porém, o que valeu foi a qualidade da imagem e, sem dúvida, o campo de visão.

É uma ocular que custa entre R$200,00 e R$290,00, porém, vale cada centavo investido.

A ocular é muito larga e não tenho como instalar o adaptador de câmera que tenho, contudo, ela não merece nem um pouco ser rotulada com um ponto negativo e sim o adaptador, pois, esse é muito ruim em muitos aspectos.

Por fim, essa ocular é capaz de, seguramente, agradar todos os observadores, até mesmo os mais exigentes. 

Magnificações:
Distância Focal: 700mm = 116x
Distância Focal: 900mm = 150x
Distância Focal: 1200mm = 200x
Distância Focal: 1400mm = 233x

Dados Técnicos:
Ocular TMB Planetary Type II
Distância Focal: 6mm
Campo de Visão: 58°
Campo de Visão Aparente: 60°
Eye-Relief: 16mm
Elementos: 6
Padrão: 1,25”

Nenhum comentário:

Postar um comentário