Evandro C Camacho - Zelvis

Evandro C Camacho - Zelvis

sábado, 10 de outubro de 2015

BINÓCULO SUPER ZENITH 20X50 – REVIEW


Adquiri um binóculo Super Zenith 20x50 Made in Japan e vou compartilhar a minha experiência usando ele.

É um binóculo antigo (Esse exemplar é de 1986). Suas lentes tem pouco tratamento, porém, é um binoculo de boa qualidade.

Ele é configurado para ampliação de 20x, para se ter uma noção do que isso significa, ao observar a Lua, ela ocupa 80% do campo de visão, com isso é possível ver com nitidez as crateras maiores.

Suas objetivas de 50mm, teoricamente, admitem boa captação de luz, contudo, isso é mais aproveitável em ambientes escuros, na luz do dia as observações, apesar da boa visualização, ficam levemente opacas, porém, nada para desmerecer o velho Zenithão.

O fabricante se preocupou com a observação astronômica, pois, ao invés do tradicional Campo Visual, ele trás a descrição o Campo Angular, “Field 3⁰”, um dado mais utilizado em equipamentos astronômicos.

Os objetos celestes de difícil observação a olho nu, se revelam com grande nitidez através do Super Zenith. Com pouca aberração cromática é possível ver Vênus em suas fases e Saturno, com um bom ajuste de foco, é possível “notar” seus anéis, porém, como se fosse apenas um.

Em visualizações terrestres, dou o seguinte exemplo, é possível ler a placa de um carro estando ele há 400mts, a por volta de 500 ou 600mts é necessário certa concentração, mas, é possível ver também.



MAS, NEM TUDO É MARAVILHAS COM ESSE BINÓCULO, EXISTEM ALGUNS IMPORTANTES “PORÉNS”.

Como já descrito aqui, nas observações diurnas, ele as tornam levemente opacas, mas, é bem levemente mesmo.

O peso do Zenithão é outro ponto negativo, pesando mais ou menos 1,5Kg a gente se cansa rápido de segura-lo, principalmente em observações de ângulos próximos a 90⁰.   

Por ser um 20x50, as observações astronômicas exigem apoio para o binóculo, pois, a instabilidade da observação é muito desconfortável, porque os objetos ficam pulando que nem pipoca no campo de visão.

Para o apoio com tripé, é necessário uma adaptação caseira, pois, ele não vem preparado para adaptador de tripé.

Desconforto para os olhos por não haver as membranas de borracha nas oculares e com isso é necessário fazer uma ginástica com as mãos para evitar as luzes parasitas nas oculares.



CONTUDO, EXISTEM VIRTUDES NO SUPER ZENITH

As observações astronômicas tem pouca aberração cromática.

As estrelas se revelam com um brilho muito bom.

A Lua fica perfeita e é possível ver suas crateras maiores com um ótimo contraste.

Em observações terrestres se consegue um alcance formidável.

E, o que eu mais gosto nele, é um clássico.

DADOS TÉCNICOS

Super Zenith 20X50
Objetivas: 50mm
Distância Focal: 280mm
Abertura da Oculares: 14mm
Razão Focal: f/5,6
Ângulo de Visão: 3⁰
Ampliação: 20x
Prisma: BAK7
Correção Dioptria: Direita
Peso: 1,5Kg
Dimensões: 20x17x7


Esse binóculo exige prática, o que se consegue rapidamente. Mas, é um equipamento recomendável e que, no mercado de usados, pode-se consegui-lo por um bom custo beneficio.




15 comentários:

  1. muito Grato. tenho um de 1970, provavelmente. ele quebrou uma peça circular metálica, onde posso repará-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomo a liberdade para informar ao amigo que deve mandar para:
      Micrológika
      Rua Barão do Rio Branco, 560 - Bairro: S. Bernardo
      União da Vitória - Paraná
      CEP 84.600-400
      Faço revisões várias de binóculos lá e se estão quebrados, eles fazem peças. É a melhor oficina de binóculos que conheço.
      Abraços,
      Dr. Mario.

      Excluir
  2. Tenho um igual a esse, há muito tempo; uso sempre ;muito bom.

    ResponderExcluir
  3. Estou adquirindo um. Depois postarei aqui os prós e contras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu a pena a compra? Estou pensando em comprar um desses também.

      Excluir
  4. Olá!
    Por favor, tenho um Super Zenith 20x50 field 3º a anos, e esta necessitando de uma limpeza e regulagem.
    Lhe enviando e busco o binóculos poderia me dar uma noção do custo.
    Grato!

    ResponderExcluir
  5. Como saber ano de fabricação, tenho um galhei da minha mãe

    ResponderExcluir
  6. qual a verçao mais adiantada do supet zenith 20 x 50 Field 3

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber como posso arrumar o meu

    ResponderExcluir
  8. Estou fazendo a manutenção do meu zenith 20x50,limpando as lentes.

    ResponderExcluir
  9. Olá...estou pensando em pegar um super zenith 7x50, será que compensa? Atualmente tenho um Pentax 12X50, então queria um com um aumento menor e consequentemente maior campo.

    ResponderExcluir
  10. Como verifico o ano de fabricação dele? Estou pensando em adquirir um desses também!

    ResponderExcluir
  11. Obrigado pelo seu post. Foi de grande valia. O mais é pegar experiência com o tempo de uso.

    ResponderExcluir