Evandro C Camacho - Zelvis

Evandro C Camacho - Zelvis

domingo, 11 de outubro de 2015

SKY-WATCHER 70MM - MODELO SW709EQ1 - REVEIW


Sky-Watcher é uma marca referência no ramo de telescópios e nesse artigo irei relatar sobre um equipamento que tenho aqui, o Sky-Watcher 70mm/900mm EQ1, onde, sem querer vender o peixe, se trata de um item de primeira linha.


Sem dúvida alguma que se trata de um equipamento de porte médio com grande qualidade. Indicado para todos os níveis de observadores, dos aspirantes aos profissionais, para observações astronômicas e terrestres, esse equipamento cumpre com excelência o que promete.

Abertura com lente de 70mm

A Abertura é dotada de um profundo protetor de orvalho e uma lente objetiva de 70mm multi tradada que pode ser fechado com uma tampa de abertura equipada com uma tampa secundária ao centro, ideal para aplicação de Filtro Para Observação Solar.

D=900mm


Focalizador robusto

O Focalizador é outra referência neste equipamento. Com um cursor longo, esse permite adicionar muito mais acessórios que outros cursores comuns. O cursor tem outra ótima característica, é bem largo e com isso ele tem mais firmeza nos movimentos. O focalizador é dotado de um parafuso que serve para firmar uma posição de focalização. E as cremalheiras são bem macias. Toda essa robustez nos faz notar que se trata de algo de alto nível.

Diagonal em alumínio

A Diagonal de 90⁰ padrão 1,25’ é em alumínio, não em plástico como na maioria dos telescópios de mesmo porte, algo que mostra que a Sky-Watcher está preocupada em oferecer um produto de qualidade ao consumidor. 

Buscadora 5x20

Um ponto fraco é a luneta Buscadora 5x20 que é em alumínio, porém, muito pequena, tornando ela, em determinadas posições do equipamento, desconfortável para observar, contudo, sua aplianção é muito útil para objetos maiores ou mais brilhantes e bem regulada é perfeita para encontrar os objetos que servem de referência ao que ela não é capaz de captar.

Armação Equatorial

A Armação EQ-1 é um modelo Equatorial de entrada, porém, muito resistente e precisa.

Bandeja de acessórios

A Bandeja de Acessórios é um outro ponto fraco nesse Sky-Watcher, ele é em plástico e é no estilo caixa, ele não tem os encaixes para oculares como vem até em equipamentos inferiores, porém, esse que tenho aqui é uma luneta de 2013, até onde sei, nos modelos mais recentes, a Sky-Watcher passou a disponibilizar bandeja de alumínio com encaixe para oculares.
Os Acessórios que veio nesse Sky-Watcher são Ocular Plossl 10mm (90x), Ocular Wide Angle 25mm (36x) e Barlow 2x (180x e 72x). As oculares são de qualidade média para boa e a barlow que veio neste exemplar não tão boa assim, mas, dá pro gasto, porém, teve modelos mais recentes que vieram com Barlow da GSO, uma marca de nível profissional. 

Tripé

O Tripé é em alumínio e com regulagem de altura, muito robusta e firme graças aos pés de borracha que dão essa firmeza ao equipamento.


CONSIDERAÇÕES PESSOAIS

No Geral é um excelente equipamento com um ótimo custo benefício e muita estabilidade no manuseio.
Esse modelo, no momento, não se encontra mais a venda no mercado de novos. Por razões que não consigo imaginar, a Sky-Watcher não está disponibilizando essa configuração de luneta (70mm/900mm). Não encontrei em nenhum site de vendas, nem nacional e nem internacional.
Tirando alguns “poréns” inexpressivos, o modelo é sem dúvida excelente. Com ele é possível observar com ótimo contraste as crateras da Lua de pelo menos 10Km de extensão e observar as menores com menos detalhes. É possível ver de forma satisfatória as fases de Vênus. Saturno, suas principais luas e seus anéis se apresentam com ótima nitidez, podendo-se notar a elipse dos aneis.  Não tive a oportunidade de observar Jupiter e Marte por conta deste longo período de alinhamento com o Sol, contudo, o Sol, equipando a luneta com o filtro TO, é outro objeto muito bom para se ver. Com a ocular WA 25mm é possível observar de forma satisfatória constelações e plêiades.
Por fim, o Sky-Watcher SW709EQ1 é um excelente equipamento de 70mm no qual recomendo que, caso encontre algum a venda, mesmo de segunda mão,  não pense duas vezes, compre se puder. 


DADOS TÉCNICOS

Sky-Watcher SW709EQ1
Objetiva: 70mm
Distancia Focal: 900mm
Razão Focal: f/12,8
Ampliação Máxima Útil: 161x
Buscadora: 5x20
Diagonal: 90⁰ padrão 1,25’
Armação EQ-1












Nenhum comentário:

Postar um comentário