Evandro C Camacho - Zelvis

Evandro C Camacho - Zelvis

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

LUNETA SIMMONS MOD 6440 – 60MM - REVIEW


Após a limpeza das ópticas do velho Simmons 60/900 eu pude fazer algumas observações, mesmo diante dos raros momentos de céu observável, eu encontrei um período legal para avaliar essa luneta Simmons de 1996.

Abertura de 60mm é um tamanho bom, contudo, ele tem uma Distância Focal de 900mm tornando essa luneta uma f/15, algo excelente.

O que pude ver foram apenas estrelas. Sirius se apresentou essa noite e as observações com o Simmons foram ótimas. O que pesa na observação é o padrão das oculares de 0,96’, onde, o campo de visão se torna bem mais estreito que nos padrões 1,25’, porém, a observação não foi desconfortável.

A Armação EQ-1 deste Simmons me surpreendeu com a maciez e firmeza que se movimenta, além de ser um AZ-3 com as travas azimutal e equatorial. Porém, no caso de usar no modo EQ-1, os discos com as escalas, como a de latitude, estão desregulados, vou ver o que farei a respeito. Nas hastes de movimento lento não há travamentos ou trepidações durante o uso.

A Buscadora de 20mm é muito boa, bem nítida e regulei ela com precisão, ela foi essencial para localizar Sirius para observação.

A Diagonal precisará ser substituída, infelizmente, a velha luneta não recebeu cuidados pelo desuso por 10 anos e o espelho dela está bem manchado e descascado nas bordas, mesmo assim, a observação foi muito boa, com isso, fico imaginando a melhora com uma diagonal nova.

O Focalizador é bem macio, porém, tem o peso negativo de ter o cursor de plástico. Já encontrei a venda na internet um focalizador padrão 1,25’ com cursor em metal para esse tubo de 60mm, estou aguardando uma resposta do vendedor para o devido Up Grade.

O tripé em madeira está em bom estado, levando em conta que a madeira não tem nenhum lascado e está bem preservado, mas, o mesmo não posso falar das ferragens, porém, nada que uma lixa e uma boa tinta não resolva, contudo, com relação a sua eficiência, o tripé é muito firme.

No geral essa luneta é muito boa se levarmos em conta os seus padrões e idade, segundo um colega experiente, essa luneta foi colocada no mercado pela Meade. Ela vibra muito pouco durante os manuseios e, mesmo com os desgastes nos elementos ópticos como espelho da diagonal e oculares envelhecidas, as observações se revelaram boas, por isso, repito, imagine quando esses elementos ópticos forem trocados por novos.

FICHA TÉCNICA

Simmons Mod 6440
Abertura: 60mm
Distância Focal: 900mm
Razão Focal: f/15
Armação: EQ-1/AZ-3
Ampliação Máxima Útil: 138x
Buscadora: 5x20
Oculares padrão 0,96’ (Por enquanto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário