Evandro C Camacho - Zelvis

Evandro C Camacho - Zelvis

domingo, 27 de dezembro de 2015

REVIEW – LUNETA VIVITAR VIVTEL50600

Recentemente eu tive a oportunidade de fazer algumas observações com um equipamento como esse, o Vivtel50600.



O equipamento é muitíssimo barato, mas, não se iluda em achar que se trata de um custo benefício, pois, o equipamento também é muitíssimo fraco.

As observações que fiz foram apenas terrestres, pois, não tive um céu limpo na ocasião. O resultado das observações não foram as piores, mas, não foram boas também, o que me fez imaginar como seriam as observações astronômicas, decepcionantes.

O telescópio é notoriamente muito frágil só em pegar nele, extremamente leve faz com que não tenha estabilidade.

A buscadora é só um enfeite, literalmente.

O focalizador é de plástico no padrão 0,965”, além do padrão ultrapassado, a cremalheira é dura e imprecisa.

As Oculares que vem com o equipamento é provavelmente as piores do mundo (Sem exagero).

A armação AZ-1 de baixa qualidade torna a busca por um objeto muito difícil, isso porque busquei prédios no horizonte da varanda de um prédio, algo muito fácil, imagine um objeto no céu noturno, deve ser uma tarefa exaustiva e com resultado decepcionante.



Entendo que esse telescópio está mais para um brinquedo, por tanto, a minha recomendação a ele é a de presentear uma criança (Entre 6 e 8 anos)que queira brincar de astrônomo, creio que esse é o máximo que posso recomendar (Sempre cuidando para não apontarem para o Sol).

Porém, se você já comprou esse equipamento e deve estar decepcionado, não se preocupe, caso não esteja em condições de comprar um equipamento melhor você pode adquirir acessórios melhores, como, Diagonal 90° e Oculares de 6mm e 20mm, a Toya tem essa linha com qualidade bem melhor que as originais da Vivitar.


Uma outra dica é amarrar garrafas de plástico de 500ml cheias de areia em cada perna do tripé, isso dará um pouco de estabilidade ao equipamento. Mas, você vai argumentar que para comprar acessórios melhores você pode comprar um telescópio melhor. Sim, pode, porém, o telescópio minimamente recomendável irá lhe custar 4 ou 5 vezes mais que acessórios melhores, porém, o bolso é seu, se puder comprar algo melhor é bem mais recomendável.

Conclusão: Esse Telescópio Vivitar é muito ruim, infelizmente.

Dados Técnicos
Marca: Vivitar
Modelo: Vivtel50600
Abertura: 50mm
Distância Focal: 600mm
Tripé: AZ-1
Padrão do Focalizador: 0,965”
Ampliação máxima útil: 115x

Nenhum comentário:

Postar um comentário